Como o Jiu-Jitsu é capaz de aumentar sua produtividade | Atos Guetho Jiu Jitsu - Blog
Como o Jiu-Jitsu é capaz de aumentar sua produtividade
Atos Guetho Jiu-Jitsu em 12/07/2020

A maioria das pessoas que decide se aventurar no Jiu-Jitsu imagina que irá aprender técnicas de defesa pessoal, finalizações e golpes “cinematográficos”… Mas dominar esses movimentos é apenas a cereja do bolo. O grande objetivo de aprender Jiu-Jitsu é o desenvolvimento pessoal!

O Jiu-Jitsu pode melhorar sua qualidade de vida de diversas maneiras, além de o tornar uma pessoa mais produtiva. Aqui vão 5 maneiras de como o Jiu-Jitsu influencia na sua produtividade.

1 – Melhora no Estabelecimento de Metas

O praticante de Jiu-Jitsu possui diversas variáveis que estão em constante mudança de acordo com os seus objetivos pessoais, relacionadas à técnica, condicionamento, perda de peso e graduação. Além da dedicação pessoal, durante os treinos você vai aprendendo o que necessita ser feito para que suas metas sejam concretizadas, e assim, ir estabelecendo novas, praticando constantemente sua capacidade de “Estabelecimento de Metas”.

Trazendo isso para fora do tatame, como por exemplo, no seu escritório, estabelecer metas pode ajudá-lo a se sentir mais focado e realizado, dando um senso de urgência e satisfação sempre que concluir uma tarefa com êxito.

2 – Desenvolve o Otimismo

Quando você pratica Jiu-Jitsu você percebe o valor de ser otimista. Você trabalha para se manter positivo mesmo enfrentando dificuldades na realização de técnicas e golpes ou no momento em que se encontra numa situação desconfortável durante o combate. Em vez de ver isso como fracassos, você passa a perceber essas situações como oportunidades para aprender e aprimorar o seu Jiu-Jitsu.

No local de trabalho, ser otimista mesmo enfrentando momentos difíceis é muito importante. Ao se manter com uma perspectiva positiva você não se prenderá em situações banais, pois tem a confiança de que tudo será resolvido, aumentando suas chances de identificar oportunidades cada vez maiores.

3 – Desenvolve a capacidade de trabalho em Grupo

Embora o Jiu-Jitsu não seja um esporte de equipe, ele é ensinado para um grupo em uma “sala de aula”. Cada aluno desenvolve um estilo de luta adaptado a sua característica física e seu conhecimento técnico. Numa aula você encontra pessoas e de diferentes níveis e com diferentes estilos de luta, as quais vão se especializando no estilo de suas preferências. Ali você encontrará sempre alguém a quem recorrer quando estiver com duvidas ou precisar de suporte, alguém para lhe mostrar uma técnica diferente ou um detalhe a mais… Em outras palavras diria que você sempre encontrará alguém especializado em determinada “área”. Seus colegas de treino se tornarão seus amigos, eles dividirão com vocês suas dificuldades e celebrarão suas conquistas, torcerão por você em um campeonato ou irá parabenizá-lo em sua nova faixa.

Saber com quem você trabalha e manter uma relação boa com seus colegas é crucial para a produtividade. Criar uma rede de pessoas confiáveis e entendê-las torna seu trabalho muito mais fácil, você sempre terá alguém para dar suporte ou ajudá-lo quando precisar. No Jiu-Jitsu você desenvolverá todo senso necessário para um bom trabalho e convívio em grupo.

4 – Desenvolve Disciplina

O Jiu-Jitsu ensina que não há ganho sem esforço e dedicação, levando o aluno a sair da sua zona de conforto. Essa valência anda juntamente com a de Estabelecimento de Metas citada anteriormente, à medida que para atingir seus objetivos pessoais é necessário disciplina. Com o passar do tempo você vai conhecendo a si mesmo, suas limitações e qualidades, tal como sua capacidade de vencer desafios e obstáculos.

Externamente ao tatame, a sua disciplina também é ligada a produtividade… Quanto mais você estiver determinado a cumprir prazos e se manter focado, mais fácil será para alcançar seus objetivos.

5 – Desenvolve Gratidão

Somos tão hábeis em focar somente nos pontos negativos e em tudo o que está dando errado, que nos esquecemos de ser gratos pelo que já temos, ou aonde já chegamos. Ao esquecer-se disso, fatalmente nos sentimos frustrados por não conseguir aquilo que tanto almejamos. Isto ocorre, pois focamos demais no objetivo final e não ficamos atentos com o que já conquistamos.

O Jiu-Jitsu acaba desenvolvendo a percepção daquilo que você já alcançou, seja aquela semana de treinos bem feitos, aquela mudança na alimentação, ou aquela técnica aplicada durante o combate. Você acabará se lembrando destes momentos para se manter motivado e positivo em relação as suas metas. Por este motivo a virtude da gratidão é essencial, tanto na vida pessoal, como na vida atlética. Um estudo mostrou que os funcionários que demonstravam gratidão diariamente eram mais felizes e mais produtivos. Eles também mostraram níveis mais altos de energia e otimismo, bem como níveis mais baixos de depressão e estresse.



Então, acredito que agora não existem mais dúvidas de que o Jiu-Jitsu pode realmente mudar sua vida para melhor, certo?! Clique no link abaixo cadastre-se agora e receba uma semana de Aula Experimental, totalmente gratuita e particular com um de nossos instrutores!