5 DICAS PARA INICIANTES NO JIU-JITSU | Atos Guetho Jiu Jitsu - Blog
5 DICAS PARA INICIANTES NO JIU-JITSU
Atos Guetho Jiu-Jitsu em 07/02/2021



Todos nós um dia já fomos iniciantes em algo que hoje dominamos, e aqui na Atos Guetho Jiu-Jitsu não é diferente. Toda nossa equipe já foi iniciante e sabendo das dificuldades que todos enfrentam preparamos 5 dicas para ajudar vocês nos seus primeiros passos na arte suave. Confira!

1 – Seu corpo é o seu maior aliado:

No Jiu-Jitsu seu corpo é a sua principal ferramenta, portanto são necessários cuidados para que seu rendimento seja cada vez melhor. Bons hábitos alimentares e de descanso são muito importantes para que você consiga aplicar ememorizar as técnicas aprendidas ao longo dos treinos.

Respeite e sinta seu corpo, principalmente se você não estiver acostumado a fazer atividades físicas. No início, tudo parece mais sofrido mas com o passar do tempo você vai se adaptadando aos movimentos e exigências da modalidade, por isso tenha calma, não exagere, procure aprender e absorver ao máximo os conhecimentos passados pelos professores. Não se apavore, desconforto muscular é parte de qualquer início em alguma atividade física, isso é bom, significa que os treinos estão sendo efetivos, seu corpo está ficando mais forte e preparado, e além disso, você está se dedicando…

2 – Divirta-se e não se cobre:

Para que você consiga atingir seus objetivos é preciso se divertir no caminho. Lembre-se que a maior competição é com você mesmo, esqueça os outros, procure melhorar as suas dificuldades. A evolução é algo individual. Faça sempre uma retrospectiva de como foi seu treino, reforçando sempre os pontos positivos, os momentos divertidos e o que você conseguiu melhorar em relação ao treino passado, pois com toda a correria diária o que não vão faltar são desculpas para você pular o treino, e a melhor forma de ser consistente é gostando de verdade do que você está fazendo…

Nem todo treino vai ser perfeito, nem sempre você vai ganhar, mas com certeza em todo treino você vai aprender algo, se divertir e rever os amigos, por isso valorize isso.

3 – Tenha paciência:

O Jiu-Jitsu não é – e nunca vai ser – uma arte simples de aprender, por mais experiente que seja o professor ou talentoso que seja o aluno, se você não tiver paciência não conseguirá evoluir. Pessoas que treinam 10, 15 ou até mesmo 20 anos continuam aprendendo. Isso torna o esporte muito dinâmico e você nunca vai enjoar.

A coordenação motora para o Jiu-Jitsu é um pouco diferente, por isso no início você vai se deparar com dificuldades ao fazer movimentos até mesmo básicos, mas não se preocupe, com o tempo vai ficando automático e você vai conseguir executar técnicas mais avançadas. Lembre-se: as dificuldades de cada um são diferentes, portanto não se compare!

Algumas pessoas desistem ao se deparar com dificuldades e obstáculos, antes memso de usufruir os benefícios e estilo de vida proporcionados pelo Jiu-Jitsu, você vai ser uma delas?

4 – Saia da Zona de Conforto e ARRISQUE!

Seja em qualquer área da sua vida, você irá progredir muito mais fora da sua zona de conforto. No Jiu-Jitsu a mesma coisa. Nem sempre você estará cheio de energia para treinar, bem alimentado e descansado, mas não deixe que isso afete sua rotina de treinos. Procure aprender algo e tirar proveito de cada situação, serão raras as vezes que tudo estará 100%, por isso lembre-se dessa frase:

 “O pior treino foi aquele que você deixou de fazer…”

Outro ponto importante que trava a evolução de muitos iniciantes, e até mesmo de mais graduados é não ter medo de arriscar, seja por ego ou pelo que os outros vão pensar… Você precisa arriscar e ERRAR para assim, corrigir seus erros. Seus professores estarão sempre aptos a tirar sua dúvidas e observar suas dificuldades!

5 – Escolha bem sua academia:

Nada do que falamos aqui será efetivo caso sua academia não proporcione um ambiente favorável para a evolução de seus alunos, principalmente dos iniciantes… É necessário uma atenção especial para aqueles que estão começando, pois como citamos, o Jiu-Jitsu é algo complexo.

Para isso observe 2 pontos extremamente importantes:

Há divisão de turmas por níveis?

Sua academia segue um programa de aula?

Feito isso, procure conhecer a equipe e seus professores. Sempre é bom ter uma ótima relação com todos!


Gostou? Quer dar seus primeiros passos aqui com a gente? Basta clicar no link abaixo e agendar sua aula experimental, totalmente particular e exclusiva com um de nossos instrutores!