Jiu-Jitsu e Saúde Mental | Atos Guetho Jiu Jitsu - Blog
Jiu-Jitsu e Saúde Mental
Atos Guetho Jiu-Jitsu em 21/03/2021


A relação entre a prática de atividade física e a saúde mental já é um consenso entre todos. Além dos benefícios físicos, a prática regular de exercícios também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.

Diante do cenário atual, o qual estamos impossibilitados de praticar esportes devido a restrições impostas pelos governos, percebemos os reais benefícios trazidos pela pratica esportiva e o quão importante é nos mantermos ativos para uma boa saúde mental.

Para praticantes de Jiu-Jitsu, deixar de treinar vai muito além da falta de atividade física, pois com o passar do tempo a arte suave acaba enraizada na personalidade, rotina e bem-estar do aluno. A partir desse ponto, três pilares relacionados a saúde mental e um bem-estar emocional são trabalhados:

SOCIAL:

       Com a correria do dia a dia nosso ciclo de amigos acaba diminuindo, focamos no que é mais habitual como família e trabalho, causando, eventualmente, a saturação desses ciclos ou ambientes. O que muitos não sabem é que o Jiu-Jitsu vai além de uma simples modalidade esportiva, pois ele ajuda na parte social também.

        Como é um esporte de contato, exige treinos com diferentes pessoas, possibilitando novas amizades, conhecimentos e companheirismo, fatores que estudos comprovam serem cruciais para afastar depressões e outros distúrbios mentais. Portanto, uma atividade que possibilita ter um novo ciclo de amigos e estar em um ambiente com pessoas de interesses comuns é essencial na nossa saúde mental.

ANSIEDADE:

       O mundo está diferente. As pessoas mudaram e suas rotinas também. Com isso, novas doenças surgiram, pois a vida do ser humano está mais corrida e mais agitada gerando a necessidade de bons hábitos para nossa saúde mental. No Jiu-Jitsu é necessário controlarmos nossa respiração e pensarmos com calma e clareza, pois caso deixe que sua mente o domine você não conseguirá reverter o combate ou até mesmo cometer algum erro crucial durante a luta.

        Com o passar do tempo, acabamos desenvolvendo a habilidade de transferir essa calma e frieza para fora do tatame… Aprendendo a controlar a respiração, pensar com clareza e razão, sem deixar que maus pensamentos nos dominem. Além disso, acabamos desenvolvendo nossa autoconfiança, nos fortalecendo à medida que  superamos nossos medos e dificuldades diariamente, pois dentro do tatame nada é fácil, principalmente para os que estão iniciando. Assim, conseguimos vencer nossa primeira batalha, aquelas que travamos nós mesmos…

ESTRESSE:

        Dificilmente conseguimos esquecer nossos problemas e preocupações… Por exemplo, quando vamos para uma academia convencional o descanso entre uma serie é um momento propício para ressurgir os problemas do dia a dia certo?

        Durante uma aula de Jiu-Jitsu isso fica difícil de ocorrer. Tente lembrar-se de alguma preocupação do trabalho enquanto tem alguém em cima de ti tentando lhe estrangular, difícil né?!

        A única coisa que você consegue pensar nesse momento é em uma maneira de sair daquela situação, se concentrando na sobrevivência. Para isso precisamos nos manter calmos, focados e esperar o momento certo para aplicar alguma técnica e reverter a situação… É meditativo!

        Agora inclua hormônios do bem-estar sendo liberados com o incrível treino que você está participando com seus amigos e o fato de que você pode entrar nesse estado em questão de segundos, que sabe no seu primeiro dia de aula?

        Particularmente, como praticante de Jiu-Jitsu, sou suspeito para falar, mas realmente é uma terapia a qual não consigo viver sem… E você, quais são os cuidados que está tendo com sua saúde mental? Quer experimentar esse e diversos outros benefícios?

TREINE JIU-JITSU!