Jiu-Jitsu acima dos 40 | Atos Guetho Jiu Jitsu - Blog
Jiu-Jitsu acima dos 40!
Atos Guetho Jiu-Jitsu em 07/04/2021


“Você não é velho para começar a treinar Jiu-Jitsu, mas ficará muito mais velho se não treinar.”

Basta dar uma olhada em nossas redes sociais que você encontrará diversas fotos com pessoas acima dos 40. Um de nossos alunos, o empresário Luiz Regadas, 42 anos, conta um pouco de como o Jiu-Jitsu lhe ajuda em diversas situações rotineiras, seja na sua vida pessoal ou profissional…

O Jiu-Jitsu, pra quem olha de fora, parece uma “selvageria”, mas depois que começamos a praticar entendemos que é muito mais técnica e estratégia do que a força. Temos que desenvolver um bom controle corporal, manter a mente calma em situações de extremo desconforto e pressão e saber fazer os movimentos na hora certa. Hoje procuro utilizar este mindset em minha vida pessoal e profissional. Estamos sempre nos deparando com situações em que as mudanças ocorrem de forma muito dinâmica, mas em diversas oportunidades podemos antever certos movimentos e antecipar algumas ações e decisões.

Pra todas as situações difíceis que enfrentamos, sempre tem uma saída, seja na vida ou no jiujitsu. A diferença é o tempo em que enxergamos estas saídas, que na vida chamamos o tempo de experiência e no jiujitsu é a graduação da faixa. Quanto mais experientes nos tornamos ou quanto mais alto for a graduação da faixa que usamos, mais rápido acharemos as saídas (soluções). Jiujitsu é mais que um esporte, é uma terapia. Faz bem pra mente e pro corpo. E deixo minha dica aos pais, se puderem coloquem seus filhos a praticar este esporte, pois desenvolve valores que estão sendo negligenciados em nossos dias atuais, onde destaco hierarquia, disciplina e respeito!

Jiu-Jitsu acima dos 40! Um de nossos alunos no pódio.

Para quem não sabe, a paixão e dedicação de Luiz pelo Jiu-Jitsu é tanta, que levou ele a conquistar o Vice-Campeonato Mundial Master na faixa branca. Torneio ocorrido em Las Vegas, Nevada, o qual reuniu pessoas do mundo todo acima dos 40 anos, dividido por faixa e peso…

Aqueles que ainda possuem dúvidas se realmente existe alguma restrição de idade para trerinar Jiu-Jitsu, estamos trazendo 3 benefícios da prática do Jiu-Jitsu depois dos 40:

Crise da meia idade:    

Muitas vezes ouvimos o termo “crise da meia idade” por volta dessa faixa etária e isso geralmente está ligado à sensação de que sua juventude está acabando e a idade avançada se aproxima… Uma alternativa para acabar, ou evitar, esse sentimento é fazermos algo novo para nos sentirmos vivos novamente e nos desafiarmos.

Aumento da saúde:

Depois dos 40 nossa produção hormonal começa a diminuir, reduzindo nossa energia, disposição e vitalidade. Por conta disso, algumas pessoas acabam se acomodando nessa idade, deixando hábitos como o de se exercitar de lado, e consequentemente sofrendo com o aumento de peso.

Além de melhorar a saúde mental e reduzir as chances de sofrer com doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, o Jiu-Jitsu trabalha a sua capacidade funcional e cognitiva em todos os aspectos. Portanto é exatamente nessa idade que não podemos deixar de lado cuidados essenciais com nosso corpo e mente. Treine Jiu-Jitsu!

Redução do estresse:

O Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido realizou um estudo sobre os índices de bem estar pessoal e concluiu que os maiores níveis de ansiedade são encontrados em pessoas com idade entre 40 e 60. Geralmente isso está ligado a contas, empregos mais exigentes do ponto de vista mental, uma família para sustentar, uma aposentadoria para planejar, entre outros. O Jiu-Jitsu é uma excelente ferramenta para esquecer seus problemas, preocupações e cuidar da sua saúde física.