A arte de superar desafios | Atos Guetho Jiu Jitsu - Blog
A arte de superar desafios
Atos Guetho Jiu-Jitsu em 08/08/2020

O Jiu Jitsu é sem dúvidas um dos esportes mais desafiadores. Para aqueles que não conhecem, o Jiu Jitsu é somente uma arte marcial, porém para a maioria dos praticantes, é um caminho de autoconhecimento, uma maneira alternativa para aperfeiçoar a mente superando desafios e vencendo nossos próprios limites.

A essência do Jiu Jitsu está fundada em superar desafios. A máxima da modalidade é de que através da técnica adquirida durante os treinos, uma pessoa menor e mais fraca ganharia a capacidade vencer outras mais fortes. Nossos pensamentos devem ser semelhantes a isso e buscar sempre superar todos os desafios que teremos ao longo, não somente de nossa jornada dentro do esporte, mas também de nossas vidas.

Estar fora da zona de conforto é a maneira mais eficiente para se manter em evolução e o Jiu Jitsu nos obriga a isso, nos movimentamos, rolamos, suamos, e chegamos à exaustão com freqüência… Definitivamente nos ensina a ficar confortável em situações desconfortáveis. Por estarmos diariamente nos expondo a nossas dificuldades, aumentamos nossa capacidade de lidar com obstáculos e adversidades, ao passo que nossa capacidade de resiliência aumenta simultaneamente.

Alinhado a isso, buscamos a necessidade de evoluir, adotando hábitos para superarmos nossas dificuldades dentro do tatame, levando-os para vida. A evolução no Jiu-Jitsu envolve diversos pilares, e não depende somente da nossa capacidade física. Na prática, a necessidade de se manter calmo e paciente em uma posição desconfortável é um deles traz uma lição para fora dos tatames, devemos sempre tentar nos manter em um estado calmo e tranquilo diante de situações estressantes, pois sempre teremos a oportunidade de “contra-atacar” e nos reerguer.

Além disso, é de suma importância nosso autoconhecimento físico. Aprender a escutar e sentir nosso corpo, pois é o bem mais sagrado que o ser humano possui, devendo cuidar e elevar de todas as maneiras possíveis. Forçamo-nos a adquirir hábitos que facilitam nossa evolução. Hábitos mais saudáveis de alimentação para suportarmos os treinos com mais facilidade ou perder peso; hábitos de disciplina, ao passo que o Jiu-Jitsu é uma modalidade complexa, necessitamos de disciplina e comprometimento nas aulas para evoluir; hábitos de persistência, pois nos deparamos com dificuldades e limitações, as quais com a prática vão sendo superadas proporcionando autoconfiança e ambição para desafios maiores…

Já pensou em ter disciplina e foco para atingir suas metas e objetivos?

Já pensou em ter hábitos mais saudáveis de alimentação?

Já pensou em aumentar sua autoconfiança?

Agende sua aula e se torne capaz de superar qualquer desafio!